quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CURSO de VIOLÃO (parte 4)

Guia de introdução ao estudo da música para violão
Parte V

Capítulo 20: A importância das Cordas

Antigamente as cordas eram feitas de Tripa de animais, atualmente são feitas de metal ou náilon, as de náilon geralmente são utilizadas em violões clássico e flamenco. As cordas de metal amarelo e as de náilon não funcionam em guitarras.

Nos violões de 12 cordas elas são afinadas em pares de oitavas.

- Revestimentos

As cordas recebem um revestimento sobre a alma, com a finalidade de aumentar sua espessura, sem com isso ocasionar tensão excessiva no braço do violão.
Este revestimento é feito de diversos tipos de material, tais como aço inoxidável, níquel, cobre, latão etc.

Os revestimentos podem ser:

- Revestimento de fio arredondado;
- Revestimento de fio chato;
- Revestimento Lixado;
- Cordas compostas (seda e metal).

- Tipos de cordas:

De aço De náilon
Ultraleve Leve
Extraleve MediaDura
Leve
MediaPesada

- Tensão

O excesso de tensão pode arrebentar as cordas e até empenar o braço do seu instrumento, por isso afine sempre o violão pelo diapasão, pois a tensão máxima aceita pela maioria dos violões é um tom acima do diapasão.

Mantenha as cordas limpas evitando a perda de elasticidade, o desgaste e a ferrugem causada pelo suor dos dedos que prejudicam o tom e contribui para a diminuição do tempo de utilização das cordas.

As técnicas de toque pesado contribuem para o encurtamento do tempo normal de duração das cordas também.

- Instalação das Cordas:

Esticar com os dedos as cordas após a afinação, é uma técnica para evitar que as cordas tenham que ser afinadas várias vezes.

Ao instalar as cordas tome cuidado para não dobra-las, isto é muito comum acontecer.
Soltar as cordas por igual, para evitar envergar o braço, o correto é soltar uma volta para cada cravelha.

Evite o uso de cordas de aço em violões clássicos, alguns violões são projetados para cordas de náilon, e quando utilizamos cordas de aço nestes violões corremos o risco de empenamento do braço.

Quando o instrumento não for utilizado por um longo período é aconselhável que as cordas sejam afrouxadas.

Mantenha o violão longe do seu rosto e do rosto de outras pessoas enquanto o afina, as cordas quando arrebentam podem causar ferimentos
.

Final: Término do Curso

Bom chegamos ao final do primeiro curso criado aqui no site. Esperamos que, com todos esses ensinamentos que aqui estão, você possa ter adquirido alguma base para, pelo menos, tocar em rodas de amigos e fazer boas apresentações pessoais.

É sempre bom lembrar que você não deve ficar só nisso aqui que a gente passou, até porque como eu digo sempre, isto é apenas um MINI-CURSO BÁSICO. Ele só serve pra lhe ajudar nos estudos, tirar dúvidas e ter um aprendizado mais rápido com seu professor. Mas é necessário estudar sempre mais e mais.

Na apostila que produzimos e colocaremos no site sobre Violão, é aconselhável que vocês a adquirem, pois é um material completamente diferente daqui. Além de alguns capítulos que aqui estão, com mais detalhes é claro, iremos abordar outros assuntos muito importantes para os iniciantes e para os mais experientes.

Acredito eu, que com esse mini-curso básico, e com a apostila que foi criada, você possa ter uma bagagem maior com o tempo e consequentemente um aprendizado dinâmico que complementará muitas carências em termos de técnicas.

Mas lembre-se sempre: O grande segredo do aprendizado do violão é a persistência. Não desista na primeira dificuldade, pratique as cifras, e principalmente pratique mudar de uma cifra pra outra no menor espaço de tempo possível. Quando estivere apto a posicionar os dedos nas casas corretas e firmemente pra que o som flua corretamente e sem olhar pra mão do braço do violão, você estará apto a tocar qualquer música.

Um grande abraço à todos e espero que tenham gostado de tudo.

Se você quer mais explicações sobre a apostila com o curso completo de violão, ou dúvidas sobre alguma capítulo ligado ao Violão nos envie um e-mail.

0 comentários:

Postar um comentário