sábado, 30 de outubro de 2010

prostata tratamento natural

A próstata é uma glândula esponjosa, tendo o tamanho equivalente ao caroço de um caqui, pesando cerca de 15 gramas, porém quando está alterada pode ficar do tamanho de uma laranja e pesar 150 gramas ou um pouco mais.

Está situada logo abaixo da bexiga, numa porção da uretra, o canal por onde sai o esperma e a urina.

Sintomas:

Dificuldade de urinar em maior ou menor proporção.

A retenção urinária provoca um aumento da bexiga, que fica muito distendida, causando dores no baixo ventre, podendo até dificultar a evacuação.Foto Vovô

Como estes sintomas são muito parecido com o da gonorréia ou clamídia, a idade ajuda no diagnóstico pois as enfermidades ligados à próstata geralmente acontecem depois dos 50 anos, entretanto, é o jovem que tem mais facilidade de adquirir as doenças sexualmente transmissíveis.

O tratamento natural tem vários recursos, começando pela alimentação. O tomate vermelho é rico em licopeno protegendo contra o câncer de próstata e alimentos como brócolis, romã, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor, azeide de oliva e ainda todos os alimentos que sejam ricos em vitamina E.

Um estudo publicado pelo jornal: Folha de S.Paulo em 2006 diz que o consumo de carnes vermelhas, gorduras e leite provocam câncer (veja nosso artigo: por que não comer carne? e onde encontrar a proteína vegetal? e também: o que comer e o que não comer?).

Fazer aplicações de argila no abdome e região da genitália, diariamente, por cerca de 6 meses para evitar reincidência. (ver nosso artigo: a cura através da argila).

Na fitoterapia temos a erva baleeira, a cavalinha, a tanchagem e o figo-da-índia que são anti-inflamatórios.

Os 3 primeiros, usa-se as folhas, o figo-da-índia usa-se as flores, mas a maneira de preparar é a mesma, sempre em infusão:

Despejar 1 xícara de chá de água quase fervendo em cima de 2 colheres de sopa da erva (folhas ou flores) picada a mão.

Abafar por 10 minutos, coar e tome 1 xícara 3 vezes ao dia, durante 30 dias, descansar 5 e voltar retomar por mais 30, fazendo os intervalos.

Para ter melhor resultado, acrescentar 7 gotas de própolis depois que jogar a água quente.

E as garrafadas?

Há quem diga que a garrafada de janauba cura até câncer de próstata e não custa experimentar.

A semente de abóbora ajuda a relaxar e afrouxar a próstata e facilita a saída da urina.

Modo de preparar:

Descascar cerca de 35 sementes, pilar com 1 colher de sopa de mel até que vire uma pasta. Usar durante uma semana.


Banho de assento:

Fazer banho de assento com mil folhas. Neste caso, usar as folhas e flores, picar a mão, depois de cozinhar por 15 minutos.

Usar 10 colheres de sopa para cada litro e a quantidade do liquido vai depender do tamanho da bacia que quanto mais alta, melhor.

O banho deve ter a temperatura de 35 a 40 graus, experimentando com a mão antes de sentar na água.

Fazer por 20 minutos (veja nosso artigo: como fazer banho de assento).

Atentar para o emocional é uma boa maneira de entender porque fez esta doença, então um bom terapeuta pode indicar os florais necessários e quem sabe, uma terapia. Temos bons e maus profissionais no mercado e é importante saber escolher.

Ser assistido por um médico, de preferência um homeopata ou naturopata para saber até aonde pode ir sem uso de remédios alopáticos e sem a cirurgia.

Prevenir é um bom remédio, então veja os conselhos que Saúde Integral traz para você.

Suzete Barreto é naturopata, iridóloga, instrutora dos exercícios visuais e editora de Saúde Integral.

0 comentários:

Postar um comentário